quinta-feira, fevereiro 28, 2008

Ladrões trapalhões

A descoberta de que o roubo dos laptops da Petrobrás foi feito por vigilantes da empresa terceirizada de segurança, para vendê-los por valores baixos como meros equipamentos de informática, mostra que a malandragem no Brasil passa por um sério problema de falta de qualificação. Nossos sonhos de chegar ao primeiro mundo dos sofisticados assaltos "geniais", estilo James Bond, mais uma vez foi frustado. Eram meros "pés-de-chinelo" que não sabiam no que estavam se metendo Mais que isso. Nem seriam capazes de lucrar com os dados que valiam milhões. Queriam, só vender um laptopzinho roubado por 1.500 e completar o salário merreca da empresa.
Primeiro foi o MASP. A polícia achou que os quadros estavam no Leste Europeu. Os descobriu na Zona Leste, atrás de cobertores. Nada de gangue internacional genial, meros peões terceirizados que decidiram fazer uma "greve" para cobrar mais. Agora a Petrobras. Não foi governo, nem mega-empresa, apenas um engano que gerou todo esse bafafá. Dá um belo roteiro de comédia de erros e ironias...

domingo, fevereiro 24, 2008

Watchmen em filme

Não sabia que já tinha sido confirmado, e que estava em andamento, a adaptação para o cinema de "Watchmen", que como bem diz o site do UOL, pode ser definido como o "Cidadão Kane" dos quadrinhos de super-heróis. A série, escrita por Alan Moore (mesmo autor de "V de vingança", foi publicada em 1986 e se passa em uma versão alternativa da década de 80, estando intimamente ligada àquele período e a paranóia nuclear da Guerra Fria. Resumindo, é um mundo alternativo, onde existem super-heróis mascarados de verdade, mas tratado com umas espécie de "realismo fantástico" onde os encapuzados são pessoas que acima de tudo, expressam grandes distúrbios de personalidade. A maneira que mescla a linguagem dos quadrinhos com uma narrativa complexa (todos os 12 capítulos avançam a história, mas metade deles focam em flashback um dos seis personagens principais), temas políticos e psicológicos, e os heróis que parodiam figuras famosas dos quadrinhos são o máximo. Câncer, apolicapse, humor negro, metalinguagem e referências de todo o tipo (filósificas, de música pop etc...) pululam na história.

Transformar isso em filme em um desafio. Mas para o qual a indústria norte-americana do cinema avançou muito, após os filmes de HQ virarem um hit e terem grandes orçamentos, e principalmente após Homem-Aranha e X-Men, que mostraram que para fazer bons filmes de HQ é necessário levá-las, por assim dizer, "a sério", tratar aquele universo com respeito. O problema de Watchmen é que não é exatamente uma aventura, mas algo que vai mais na linha de Matrix (o primeiro). Pode dar muito certo, ou muito errado. Pelas imagens divulgadas, o filme vai ser uma adaptação visual bem fiel dos quadrinhos. O site do filme

http://rss.warnerbros.com/watchmen/

O caso secreto entre Agepê e Madonna

Em meados dos anos 80, Agepê e Madonna tiveram um curto mas tórrido caso de amor. Na noite de paixão o sambista chegou para a cantora norte-americana e disse: "Deixa eu te amar, faz de conta que sou o primeiro,na beleza desse teu olhar, eu quero estar o tempo inteiro." Madonna fez de conta. E ficou tão impressionada com o Pê de Age, que realmente sentiu como se ele fosse o primeiro. Bateu a inspiração, ela correu para o instrumento e cantou: "Like a Virgin, touched for the very first time, Like a virgin, with your heartbeat next to mine". As "batidas de coração próximas", aconteceram no chão em que dormiram, após Agepê pegá-la no colo, deitá-la no solo, e fazer dela mulher.