terça-feira, maio 08, 2007

Polêmica Racionais X PM porque o You Tube é melhor que a Globo

Entre neste link e assita aos vídeos. O tempo do monopólio da voz única acabou:

http://www.youtube.com/results?search_query=virada+racionais&search=Search



Até neste vídeo da Globonews fica nítido o exagero dos policiais, o despreparo, e que primeiro eles saíram, deixando as pessoas subirem na banca e depois voltaram barbarizando. Tiros de borracha e bombas de efeito "moral". Enquanto isso, Mano Brown tenta acalmar o público. O fim da matéria destaca apenas o "vandalismo". Mas a falta de preparo, planejamento, e responsabilidade da polícia atirando balas de borracha e provocando correria em uma multidão (alguém poderia ter sido pisoteado) disso ninguém fala. E como isso provoca a revolta. Mais uma vez, vale lembrar a frase de um policial nas manifestações de Genova, sacadas pelo filósofo italiano Giorgio Agamben. "O papel da polícia não é manter a ordem. É gerir a desordem."

http://www.youtube.com/watch?v=8vdJEeW2UEk&mode=related&search=

Um comentário:

Anônimo disse...

"Mas a falta de preparo, planejamento, e responsabilidade da polícia atirando balas de borracha e provocando correria em uma multidão"

Um vídeo da GloboNews mostra um policial atirando a esmo, Zé. Com comentários. Em cima de pessoas indefesas. Como assim ninguém fala? Será que uma imagem destas já não mostra tudo isso? O vídeo mostra também Mano Brown com um discurso pacificador, com comentários favoráveis à ele...

E é bastante lógico. Por mais que os policiais tenham errado (sim, erraram, a PM brasileira não tem preparo suficiente), é bem provável que uma pequena parte das pessoas tenha mesmo provocado e incitado os policiais. Serve como justificativa? Evidente que não. Mas também não acho errado mostrar isso.

Queria saber qual o teu comentário a respeito da frase "Che Guevara, o maior assassino frio da história da humanidade", ou algo assim, que saiu na edição desta semana.

Abraços