quinta-feira, fevereiro 14, 2008

Siba e a Fuloresta - grande disco

Tentando retomar (ou tomar de verdade pela primeira vez) e achar uns caminhos para este blog entre as dúvidas da cultura, da política, do dia-a-dia. Aproveitando que ele é um espaço realmente vazio para ir dizendo o que quer dizer...entre eles que ouvi hoje rapidamente o novo disco de Siba e a Fuloresta, "Toda Vez Que Eu Dou Um Passo O Mundo Sai do Lugar"" e fiquei impressionado. É uma rara abordagem do tradicional que não soa careta e paternalista. Sem misturar o som tradicional com outros gêneros, consegue fazê-lo soar moderno. E isso de ouvir rapidamente... :)

Quando eu ouvir melhor, se for o caso, comento mais.

3 comentários:

Anônimo disse...

Nunca ouvi falar. Consultei no google, achei no Youtube e outros links. Já tinha ouvido Mestre Ambrósio, que nunca me empolgou.
Siba, boa música regionalista.
Não achei moderno, o que não o diminui.
O problema que eu vejo em música regionalista (de qualquer região) é que só é legal ao vivo, em alto volume, no meio do povo e da dança.
Porque no apartamento ou no carro, esse tipo de música não tem muita graça.
Elis Regina, que não era regionalista, mas era purista em relação à música brasileira, era infensa a inovações técnicas.
Era crítica feroz da música dos Mutantes, os quais utilizavam guitarra elétrica e outras invenções.
O que acho bobagem, pois o que é bom não deve ser evitado, mas sim absorvido, apreendido, como forma de enriquecimento. Como fizeram os tropicalistas.
Como fez Rauzito.

José Chrispiniano disse...

Obrigado pelo seu comentário.
Bem, então a maior parte da música eletrônica acaba tendo o mesmo problema da regional :)
São músicas de rituais, de congregaçã. Tem isso.
Do Siba, achei os arranjos e a produção bem modernas, uma abordagem moderna da música regional.
Quanto a Elis, estas bobagens dela sobre "pureza" foram em um período muito curto da carreira dela, na época do Fino da Bossa, acho que um pouco até por marquetagem. Ela não foi tropicalista, mas se ouvir o disco "Ela" de 1968, produzido por Nelson Motta, verá que ela abandonou isso, e passa a cantar em inglês, músicas com influências de soul, ter guitarra etc...

coisasdocaio disse...

PO muito bom siba e a fuloresta , graças a Deus eles vem pra são paulo, demoro,dia 7 e 8 de março no auditorio ibirapuera!!
quero ver eles a muito tempo so to com duvida pq os dois dias são diferentes, mas enfim eu vou em um dos dois !