domingo, março 18, 2007

VQP - O DESMATAMENTO NÃO GOSTA DE ÍNDIO

Duas cartas de leitores desta semana, atacando índios, Funai, CIMI, Ibama etc.., chegando a chamá-los de “terroristas” e o escambau vêm de cidades do Mato Grosso: Colíder e Vila Bela da Santíssima Trindade. São cidades de fronteira agrícola, onde grileiros, desmatamento, trabalho escravo e homicídios agem em nome do “prugresso”, aqui em aliança com a “pós-mudernidade” da Faria Lima-Berrini. Isso não significa que estas pessoas estejam necessariamente associadas à isso. Seguem abaixo:

“Pergunto, muitíssimo indignado: até quando órgãos públicos como a Funai e o Ibama serão gerenciados por pessoas incompetentes? Num país onde não há governo central, os dirigentes de órgãos e autarquias deitam e rolam, praticando as mais absurdas estripulias. Desconsideram as leis e o mais elementar bom senso, como ocorre com o Ministério do Meio Ambiente na demarcação de áreas de preservação sobre fazendas produtivas. Até quando?
Fernando Nunes da Cruz
Colíder, MT

Funai, ONGs, Cimi. Poderíamos chamá-los de terroristas do meio rural brasileiro. A pretexto de proteger nossos índios e minorias, espalham mentiras, pobreza, fome e, principalmente, preservam um imenso pedaço do território brasileiro como reservas indígenas para que países do Primeiro Mundo nos tomem quando bem entender. Parabéns ao repórter José Edward pela clareza e imparcialidade.
Luciano Barbosa
Vila Bela da Santíssima Trindade, MT

Um comentário:

Anônimo disse...

Acompanho este boletim há alguns meses, sempre com bastante interesse.

Mas neste caso, quem mora no "sul" tem que conhecer o que se passa aqui para poder comentar alguma coisa.

Nós temos que preservar a Amazônia, mas sabendo usufruir dela, do jeito como caminham as coisas, a Amazônia toda será uma grande reserva, que só servirá aos documentaristas da BBC, e os milhões que moram nela terão que voltar para o "sul", ou ficar aqui vivendo a míngua.

P.S.: leia os livros Máfia Verde e Máfia Verde 2, eles servem como contraponto a esta febre verde irracional que estamos vivendo!

P.S2: Moro em Sinop/MT, 160km ao sul de Colider!